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 Postado em 03 de Agosto de 2016 às 17:42 PM


Marketing de Guerrilha

Você está preparado para sua próxima apresentação?

Apresentações, sejam elas de Negócios, na Faculdade ou em qualquer outro ambiente, sempre te deixam com aquele friozinho na barriga e aquele medo assustador de cometer algum erro que poderá colocar tudo por água abaixo, certo?

Não se preocupe, isso não acontece só com você, aliás, muito pelo contrário, você sabia que o maior medo dos Seres Humanos é o de falar em público?

Isso mesmo, o maior medo, maior até do que o medo da morte, da maioria de nós é o de falar em público. Parece brincadeira, mas acredite, é verdade.

E as curiosidades sobre apresentações não param por aí, pesquisas revelam que 90% do nervosismo que você sente quando está prestes a se apresentar, está ligado à sua falta de preparação.

A seguir eu vou te mostrar algumas dicas de mudanças que você poderá adotar durante sua preparação para futuras apresentações.

DICA 01: DEDIQUE-SE MAIS...

Uma apresentação digna de aplausos requer esforço e tempo dedicado à sua elaboração, portanto, se você não costuma se concentrar no roteiro da sua, é bom rever suas prioridades sobre o que é importante ou não em uma apresentação!

Dedique no mínimo 70% de todo o tempo que você possui, para escrever o roteiro da sua apresentação. Isto vai causar um maior e melhor impacto sobre a sua audiência.

DICA 02: EM ALGUNS CASOS MENOS É MAIS...

A quantidade de Slides que você vai utilizar também é muito importante para o bom desempenho da sua apresentação.

Utilize apenas o necessário, nada de esbanjar seu talento criativo em imagens desnecessárias ao assunto que a sua apresentação aborda.

Lembre-se de manter o foco no que realmente é necessário para a sua audiência absorver e no que se propõe seu trabalho.

DICA 03: ORGANIZE AS INFORMAÇÕES...

O cérebro humano naturalmente busca padrões e alinhamentos.

Slides bem organizados e com imagens alinhadas geram conforto visual para a sua audiência e a mantém mais tempo interessada e concentrada no que você está falando.

DICA 04: FALE BEM...

Você já ouviu aquela história de que “Para um bom entendedor, meia palavra basta”?

Pois é, essa máxima não funciona se você deseja realizar boas apresentações, por isso, procure sempre ser o mais claro possível em suas colocações.

Evite usar gírias, meias palavras, expressões pejorativas e claro, nunca utilize palavrões.

Procure também alterar seu tom de voz de acordo com a importância do que você deseja que sua audiência fixe como informação importante.

DICA 05: TRABALHE COM NÚMEROS E FATOS...

Se você envolver números e fatos em sua apresentação, você aumentará em 20% as chances da sua mensagem ser retida pela sua audiência.

Conte uma história, apresente estatísticas e fatos que comprovem que o quê você está dizendo é real!

DICA 06: CRIE PERSONAGENS...

Assim como nos bons filmes, uma boa apresentação deve fazer sua audiência se identificar com os personagens da história, portanto, seja coerente caso resolva contar uma, não crie nada muito mirabolante e absurdo, seja objetivo.

Se você tem dificuldades em criar histórias que engajem sua audiência, confira nosso artigo sobre Storytelling.

CURIOSIDADE:

Você sabia que a ordem de importância dos pilares de uma boa apresentação é:

  1. 07% CONTEÚDO
  2. 38% VOZ
  3. 55% LINGUAGEM NÃO VERBAL

DICA 07: EXPONHA SUAS FRAQUEZAS...

Não, você não entendeu errado, é isso mesmo, exponha seus pontos fracos!

Pesquisas mostram que quando você expõe suas dificuldades e em seguida conta como as superou, sua credibilidade tende a ser maior do que quando você expõe apenas seus diferenciais.

DICA 08: TRAGA SOLUÇÕES...

Mais importante que dizer o que você faz, é dizer como você pode ajudar na resolução de um problema.

Tenha sempre em mente isso, ninguém vai te dar total atenção até que você insira sua questão na realidade dessas pessoas.

DICA 09: RELAXE...

Como já foi dito acima, um dos principais pilares de uma boa apresentação é a Linguagem não Verbal, ou seja, o que seu corpo e seu comportamento gestual comunicam para a sua audiência.

Procure não apresentar sinais de nervosismo e ansiedade, fale pausadamente, em tom audível para todos e não se exceda ao usar as mãos como complemento do que você fala.

DICA 10: SEJA PONTUAL...

Pontualidade também é um fator determinante para uma boa apresentação.

A menos que você esteja fazendo uma apresentação de Negócios e que esteja à espera de algum Diretor ou de algum outro executivo decisivo para o fechamento de alguma transação, comece sua apresentação na hora prevista, ou pelo menos esteja a postos e pronto para começar na hora determinada. Isso mostra respeito aos que compareceram no horário marcado.

MAIS UMA COISA...

Lembre-se, nos primeiros minutos da sua apresentação está o gatilho da Empatia ou do Desinteresse imediato da sua audiência, portanto, procure causar uma boa impressão logo de início.

Estudar, ensaiar e se preparar vai te ajudar a ficar mais tranquilo na hora de expor seu trabalho em público!

Todo trabalho bem feito é resultado de dedicação e preparação, não há como se apresentar bem em público sem que você esteja realmente comprometido com isso, e antes de encerrarmos, mais uma informação útil para você:

Se você buscou em algum momento: “Dicas sobre como se apresentar bem em público” ou “Técnicas para uma boa apresentação”, você certamente já se deparou com o nome de Steve Jobs.

Tido por muitos como um mestre em apresentações, Steve Jobs costumava se preparar 02 dias antes de suas apresentações.

Viu como mesmo para os grandes Oradores a preparação é um fator determinante no Sucesso de suas apresentações?

O resultado de uma apresentação sua pode elevar seu nome no conceito das pessoas ou acabar com a sua imagem diante delas.

Será que você dedica tempo suficiente e se prepara adequadamente para as suas apresentações? Conte-nos qual sua maior dificuldade na hora de elaborar suas apresentações?


Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


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