Blog da Buzz Digital


 Postado em 28 de Maio de 2016 às 22:32 PM


Marketing de Guerrilha

Não compre Mídia, crie uma!

Por volta de 1970, iniciava-se uma tendência que se acelerou no decorrer dos anos seguintes e que viria a se tornar uma poderosa ferramenta de marketing. Estamos falando do nascimento do termo “Marketing de Guerrilha”.

No fim da primeira década do século XXI, uma pesquisa constatou que várias marcas, (sendo muitas as mais influentes do mundo), não utilizavam mais somente propagandas por meio das mídias de massa.

Criado por “Jay Conrad Levinson”, considerado o “pai do Marketing de Guerrilha”, o termo surgiu na década de 70, em meio a um contexto no qual a publicidade já não aspirava muita confiança diante dos consumidores com relação à oferta dos produtos.

Por princípio, seu conceito favorecia pequenas empresas, dando-lhes a oportunidade de combater com maior efetividade sua concorrência e em alguns casos, garantir a sua sobrevivência.

Hoje, visto por muitas empresas de destaque no mundo como uma alternativa criativa e uma das formas mais eficientes de impactar positivamente seu público-alvo, o marketing de guerrilha é elemento indispensável no Mix de Marketing dessas empresas.

Dotado de características não convencionais e que, ao contrário do marketing tradicional, não necessitam de orçamentos generosos para ser colocado em prática, o marketing de guerrilha se destaca geralmente pela força de impacto que possui nas pessoas, através de ações criativas e que as surpreendem nos mais diversos ambientes e situações do seu cotidiano.

O cérebro humano foi desenvolvido para perceber o que é diferente e assimilar o que é esteticamente agradável. Tendo percebido isso, grandes marcas procuram trabalhar estratégias que as diferencie da sua concorrência, buscando sempre como resultado final o “Elemento Surpresa”, que faça com que sejam estabelecidas e reforçadas na cabeça do seu cliente em potencial a ideia de que se trata de uma marca de atitude tentando manter uma comunicação a um nível que seja agradável e que não interfira negativamente em suas atividades cotidianas.

Que fique claro que: de forma alguma estamos colocando como “falha” a execução de estratégias tradicionais de marketing ou campanhas de publicidade. O que é de fato uma verdade é que ao longo dos últimos anos, as pessoas vem se tornando cada vez mais exigentes e seletivas quanto aos produtos e serviços que consomem, por isso, alternativas como o marketing de guerrilha ampliam a diversificam a forma de comunicação, utilizando-se cada vez mais de novas estratégias, novas disciplinas e novos profissionais, integrando-os e criando formas totalmente inusitadas de chamar a atenção e atrair olhares admirados para sua ações, sejam elas no ambiente digital ou físico.

Na Buzz Digital nós preparamos ações de Marketing de Guerrilha que se encaixam dentro da realidade financeira e social que vive cada um dos nossos clientes. Para nós, a forma mais significativa de produzir resultados é entrando no mundo de cada segmento que atuamos e pesquisando profundamente sobre o perfil das pessoas, deixando de lado pré-julgamentos sobre estereótipos.

O que nós propomos na Buzz é a criação de experiências inovadoras e que interajam respeitosamente com as pessoas.

Por fim, no resumo final sobre e verdadeira relevância do marketing de guerrilha nos dias atuais, podemos afirmar que é válida toda e qualquer tentativa de impactar positivamente as pessoas, a fim de que as mesmas voltem seus olhares e atenção para o seu produto, claro, desde que isso não seja feita de forma desrespeitosa ou invasiva. Em tempos de crise como os que vivenciamos hoje, o marketing de guerrilha se destaca principalmente pela sua capacidade de criação sob baixos custos.

Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


Receba nosso conteúdo por e-mail

Cadastre-se para receber nosso conteúdo esclusivo diretamente no seu e-mail:

TAGS

Marketing de Guerrilha
Mix de Marketing Atração Ação de Baixo Custo Segmentação Interação Inovação Elemento Surpresa Publicidade e Marketing Tradicional


Rua Azevedo Bolão, 1180 A - Parquelândia - CEP 60.455-165 Fortaleza - Ceará - Brasil

(85) 3035-2277
(85) 98888 2300

contato@buzzdig.com.br

2016 © Buzz Digital - Agência de Marketing Digital | Todos os direitos reservados.