Blog da Buzz Digital


 Postado em 10 de Junho de 2016 às 11:22 AM


Marketing de Guerrilha

Meça bem suas palavras - Aprenda utilizar a escrita correta a favor do seu negócio!

Olá, nós poderíamos começar este artigo bombardeando você de informações sobre a estrutura das palavras, sua origem etimológica e uma infinidade de regras gramaticais que trariam um suporte maior ao seu vocabulário e a sua escrita.

Pois é, poderíamos, mas não vamos. Preferimos abordar a questão dos benefícios que um vocabulário rico e diversificado pode trazer a você e ao seu negócio. Então vamos lá...

Desde que a internet se popularizou e se difundiu entre as mais diversas culturas e tribos do mundo, seus usuários vêm alterando a forma como utilizam sua escrita on line (digitação) a fim de torná-la cada vez mais rápida e dinâmica.

Ok, tudo bem, quem nunca digitou “VC” ou “KDÊ” que atire a primeira pedra!

Geralmente essas abreviações são mais cabíveis em conversas descontraídas, entre amigos, onde não há necessariamente a obrigatoriedade de uma escrita (digitação) tão “séria” ou formal.

No entanto, conversas que exijam um nível maior de seriedade, como uma negociação on line, por exemplo, é extremamente deselegante que se utilize palavras abreviadas ou qualquer outro tipo de caractere que possa vir a descaracterizar a importância e a credibilidade do que está sendo transmitido.

E como utilizar a escrita em favor do meu negócio?

Você percebeu que na primeira linha do texto eu utilizei o fragmento de frase “ a favor” e que agora, nesse subtítulo, eu utilizei “ em favor”?

Pois é, na verdade as duas formas estão corretas, pois imprimem o mesmo sentido e entendimento ao restante da frase, em ambas as situações. Mas não se preocupe você não precisa ser um expert em gramática para se comunicar com seu público-alvo, basta falar a mesma língua dele.

Muitas empresas aderiram aos formatos de escrita utilizados pelos usuários nas Redes Sociais. Isto para que pudesse haver uma comunicação clara e de fácil entendimento entre Empresa e Público-alvo, e consequentemente algum crescimento no nível de engajamento das pessoas com relação aos produtos e serviços ofertados. Até aí tudo bem, você também pode adequar sua forma de comunicação com seu público para se relacionar melhor com ele.

Mas e se eu não souber como usar bem as palavras?

Não tem problema, quer dizer, tem problema sim, mas isso é fácil de resolver, basta um pouco de dedicação e disciplina. Uma ótima dica caso você não tenha um vocabulário muito extenso é começar praticar o hábito da leitura. Não importa qual conteúdo, claro, se puder ler alguma coisa que lhe agregue mais valor ótimo, mas o mais importante é que você adquira o hábito, por isso, procure sempre ter alguma coisa para ler por perto. Quem lê tende a memorizar de forma mais clara uma quantidade maior de palavras, e com o tempo seu vocabulário naturalmente se amplia.

Outra dica importante é nunca repassar algum conteúdo, para quem quer que seja sem antes revisá-lo. Caso você tenha dificuldades para revisar, peça para alguém que tenha boa escrita e leitura para fazê-lo por você.

Durante o processo de criação do seu texto, se sentir dúvida com relação a alguma palavra, procure-a nos buscadores, é simples, basta digitá-la no espaço dedicado a pesquisa da forma que você julga ser a certa e caso não seja, o buscador automaticamente a corrigirá e lhe mostrará a grafia correta.

Quando o usuário que interage com a sua Empresa na internet percebe que existem erros subsequentes na parte escrita da sua comunicação, logo aquele vínculo de confiança que havia entre ele e a sua Marca é quebrado e no lugar dele o que passa a predominar na cabeça desse usuário com relação a sua empresa é a sensação de falta de credibilidade e amadorismo.

Enfim, é importante entender em quais situações a linguagem que você utiliza para se comunicar com seu público pode ser alterada de forma que venha a beneficiar sua Empresa. Caso você não tenha um funcionário (qualificado) destacado para cuidar somente dessa parte de comunicação e você não tenha tempo também, a melhor opção é contratar os serviços de uma empresa especializada e preparada com profissionais específicos para o serviço.

Lembre-se que se você não tem o costume de ler, consequentemente seu vocabulário tende a ficar cada vez mais pobre e a forma como você verbaliza também.
Gde abs! ☺

Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


Receba nosso conteúdo por e-mail

Cadastre-se para receber nosso conteúdo esclusivo diretamente no seu e-mail:

TAGS

Escrita
Comunicação Linguagem Leitura Linguagem Formal Linguagem Informal Vocabulário Interação Benefícios Marca Revisão de Texto e Palavras


Rua Azevedo Bolão, 1180 A - Parquelândia - CEP 60.455-165 Fortaleza - Ceará - Brasil

(85) 3035-2277
(85) 98888 2300

contato@buzzdig.com.br

2016 © Buzz Digital - Agência de Marketing Digital | Todos os direitos reservados.