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 Postado em 27 de Julho de 2016 às 6:40 AM


Poder da atração!

Marketing Não é Mágica

Uma pesquisa recente, realizada em 2015, mostra que a taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior em 14 anos.

A empresa responsável pela pesquisa foi a GEM (Global Entrepreneurship Monitor, que foi patrocinada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Brasil.

Isso nos mostra que empreender nunca esteve tão “na moda” e que o brasileiro, por pior que seja o cenário, sempre busca alternativas para continuar alimentando o sonho de ter seu próprio negócio e viver exclusivamente disso. Em teoria, é tudo muito deslumbrante e venerável, mas na prática, sabemos que existem muitas variáveis que jogam contra o tão esperado e almejado Sucesso Empreendedor.

Nunca se empreendeu tanto, porém, cerca de 1,8 milhão de empresas fecharam suas portas no País durante o ano de 2015. Esse número engloba companhias de todos os tamanhos e setores da economia, inclusive dados de Microempreendedores Individuais.

Alguns motivos que contribuíram para esse número exacerbado:

  • Falta de experiência no segmento que se pretende atuar;

  • Pouco conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que vai ser ofertado;

  • Falta de um Modelo de Negócios que deixe claro como vai ser realizado todo o processo, desde a concepção da ideia até a entrega do produto ou serviço ao consumidor final;

  • A ausência de um profissional qualificado para orientação dos trâmites burocráticos necessários para abertura de uma empresa;

  • Falta de pesquisa;

  • Capital Inicial e de Giro;

  • Falta de organização estrutural;

  • Falta de divulgação efetiva;

  • Equipe descomprometida;

  • Falta de Liderança;

Dados todos estes números e alguns motivos pelos quais mais se peca na hora de empreender, agora vamos falar um pouco mais sobre a participação do Marketing nessa história.

Marketing é uma poderosa ferramenta de ajuda para qualquer negócio, porém, se utilizado e compreendido da forma correta. Mais do que simplesmente mostrar e divulgar um produto, serviço ou marca, o marketing trabalha a parte estratégica, racional e estatística de um negócio, no entanto, para que sua efetividade satisfaça as necessidades atuais de um negócio e para que haja resultados, é preciso integração entre quem o faz, a empresa e o público.

Algumas premissas básicas de uma boa comunicação, e consequentemente, de um bom trabalho de marketing, são:

  • Empatia: Uma empresa deve interagir com seus clientes, saber ouvi-los, e não somente isso, mas também buscar resolver seus problemas, indicar soluções práticas que atendam suas necessidades, entregar qualidade e conteúdo relevante, aplicável a vida prática das pessoas. Para tanto, é preciso conhecer a fundo as principais características do seu público-alvo.

  • Assiduidade: Pode não parecer, mas a maioria das pessoas adora, em pelo menos algum momento do dia, fazer coisas rotineiras, inclusive você! Por isso é importante que uma empresa se comunique também rotineiramente com seus clientes, gerando neles a sensação de segurança que sempre em datas, horários ou locais costumeiros, faça chuva ou faça sol, haverá algum tipo de interação com aquela marca. Para se lembrar mais facilmente deste ponto em específico, lembre-se daquela máxima que diz que “Quem não é visto não é lembrado”.

  • Disciplina: Não menos importante que os dois primeiros pontos, a Disciplina é algo que deve ser muito trabalhado, e neste caso, não só na comunicação de uma empresa com seus clientes, mas também em todos os seus setores. Montar uma estratégia exige gasto de energia e consequentemente tempo, que por sua vez custa dinheiro, portanto, toda estratégia, depois de concluída, deve ser rigorosamente seguida à risca, para que não haja falha na comunicação interna da empresa e nem no relacionamento com seus clientes.

As pessoas que empreendem têm se frustrado constantemente com o Marketing porque despejam todas as suas expectativas e esperanças sobre esse setor. Mas como o título deste texto afirma “Marketing não é Mágica”, e sendo assim, sem um trabalho conjunto entre Marketing e todos os outros setores de uma empresa, não há como obter grandes resultados. O Marketing é poderoso, como já foi dito, mas ainda sim continua sendo uma peça em meio a muitas de uma máquina que deve funcionar redonda, simultânea e continuamente, com todas as suas peças trabalhando em harmonia e em prol de um objetivo em comum.

E que fique claro que este texto não tem o intuito de desencorajar ninguém quanto a empreender, mas sim de mostrar possíveis erros comumente praticados por recém empreendedores que buscam sucesso no mundo dos negócios, mas que na maioria das vezes não se cerca de providências para maximizar suas chances de ter um negócio saudável e sustentável.

Se você gostou deste texto, comente e compartilhe com seus amigos ou com algum empreendedor que você conheça!

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Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


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