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 Postado em 02 de Maio de 2016 às 10:12 AM


Poder da atração!

BUZZ MARKETING: Saiba o que é e como utilizar essa Estratégia para Gerar Resultados para o seu Negócio.

Iniciado nos Estados Unidos, o Buzz Marketing começou ser utilizado como forma alternativa ao Marketing tradicional.

Seu principal objetivo era o de servir como uma ferramenta que tivesse a mesma efetividade dos anúncios de TV, porém, a um custo inferior. E deu certo!

Desde então, o Buzz Marketing, ou Marketing do “Boca a Boca” vem sendo incorporado nas estratégias de Empresas de vários segmentos pelo mundo todo.

Na prática, o Buzz Marketing capta a atenção dos consumidores em potencial, geralmente com algum assunto interessante e divertido ou alguma notícia, e os faz querer interagir com esse assunto. Em outras palavras, a utilização dessa prática tem como principal finalidade iniciar conversas que gerem discussões e consequentemente interação Marca/Consumidor, Consumidor/Consumidor e Consumidor/Marca.

Muitos profissionais da área afirmam que só é possível controlar o início desse processo, ou seja: Quem, Onde, Quando, Como e Porque se quer atingir um determinado público. No entanto, quando a informação é disseminada, é possível apenas acompanhar seu andamento e sua repercussão, (e em alguns casos) interferir nesse Buzz.

Algumas pesquisas indicam que o Boca a Boca é uma das formas que mais engajam consumidores nessa Era Digital. E isso se deve em grande parte ao fato dos consumidores digitais pesquisarem, interagirem e opinarem cada vez com mais freqüência e com mais força.

BUZZ MARKETING E MARKETING VIRAL SÃO A MESMA COISA?

Embora sejam duas práticas muito parecidas, é importante salientarmos algumas considerações sobre os dois que os diferem:

O BUZZ MARKETINGcomo explicado, geralmente se aproveita de notícias e eventos para gerar situações em que os consumidores, segmentados na maioria das vezes, possam interagir e disseminar esse conteúdo espontaneamente.

Já o MARKETING VIRALcostuma disseminar uma idéia, de forma pensada e planejada previamente, quase sempre em forma de conteúdo visual ou audiovisual, porém, sem muita preocupação com o público que vai ser atingido.

A idéia principal do Marketing viral é impactar o maior número de pessoas possível, sempre claro, associado à Marca que o produziu.

Uma estratégia também muito utilizada pelos profissionais de Marketing para gerar Buzz para uma Marca é a “aproximação”, de indivíduos que possuem grande influência sobre um número considerável de pessoas, principalmente nas Redes Sociais.

O interesse das Marcas em procurar esses Formadores de Opiniãopara divulgar seus produtos se deve principalmente pela grande legião de fãs que os seguem e pelo poder que essas pessoas possuem para influenciar seus seguidores.

A primeira vista pode parecer tarefa simples provocar e incitar as pessoas a comentarem e divulgarem um determinado assunto, mas não é.

E para que o risco de um insucesso dessas ações seja minimizado, é preciso que alguns cuidados sejam tomados:

  • Um estudo sobre o perfil comportamental das pessoas que serão Impactadas;
  • Uma análise do ambiente em que essa informação será colocada (Redes Sociais, Site, Blog, Fórum, etc.);
  • Muita energia durante o início do processo de disseminação, para acompanhar, se preciso alimentar, e mensurar os resultados e o tipo de impacto que está sendo causado;
  • Criatividade para transmitir de forma divertida e interessante as informações;

Enfim, o Buzz Marketing, como toda ferramenta de Marketing, tem seus prós e seus contras.

Se utilizada da maneira correta, a probabilidade de se obter resultados positivos a um baixo custo e de forma espontânea é muito grande, porém, caso seja mal planejada ou mal executada pode gerar uma péssima impressão dos consumidores com relação à Marca.

Se você deseja produzir um Boca a Boca sobre algum assunto ou acontecimento e atingir resultados positivos, fique sempre ligado (a) no “time” das informações relacionadas aos consumidores que você pretende impactar, procure fazer parcerias com pessoas que influenciam na opinião de muitas outras e transmita essas informações com criatividade, bom humor, bom senso e inteligência.

Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


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