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 Postado em 30 de Março de 2016 às 4:19 PM


Steve Jobs contava histórias

STORYTELLING: A Arte de contar histórias Incríveis!

Embora o nome nos pareça estranho a primeira vista, StoryTelling é uma prática utilizada pelo Ser Humano a milhares de anos.

Alguns historiadores afirmam que há vestígios de que antes mesmo da escrita o Homem já contava histórias, utilizando-as como meio de comunicação, geralmente expressada através de gestos e expressões.

Bom, voltando aos dias atuais... de alguns anos para cá, a “popularização da internet” vem facilitando às pessoas cada vez mais o acesso à informação, que por sua vez, multiplicam essa informação, criando assim uma reverberação muito maior e mais rápida sobre ela, seja de forma positiva ou negativa.

Tá, mas onde o StoryTelling entra nessa história toda?

Pois bem, em tempos onde chamar a atenção de seus consumidores têm se tornado tarefa árdua para as empresas, qualquer estratégia que seja criativa o suficiente para ganhar alguns valiosos minutinhos do seu tempo, torna-se uma ferramenta de suma importância e relevância, uma vez que, hoje em dia utilizar-se de algo novo, como por exemplo uma estratégia que nenhum concorrente ainda tenha utilizado, pode ser um diferencial que coloca uma empresa a frente das outras e a faz ganhar espaços significativos no Mercado.

O conceito de StoryTelling, embora como já explicado acima seja muito antigo, recentemente foi “descoberto” por profissionais de Marketing como uma ferramenta de alta efetividade para ganhar a atenção dos consumidores, independente do seu segmento.

O conceito de StoryTelling consiste em, na maioria das vezes, contar histórias de forma estruturada, organizada e que produzam o efeito de envolvimento emocional do consumidor com a narrativa, fazendo com que o mesmo a introduza em sua realidade e se coloque como personagem dessa história.

Geralmente quando uma empresa resolve contar sua história, são atribuídos à ela elementos como: sua origem, motivações que a levaram à desenvolver seu produto ou serviço e exemplos cotidianos de quem os utiliza. Desta forma o envolvimento e o impacto sobre seu receptor (consumidor) geram um engajamento maior e, consequentemente, uma maior disseminação espontânea desse receptor em seus círculos sociais.

Um dos grandes mestres dessa prática era Steve Jobs. Em suas apresentações ele se utilizava de forma magistral do uso do StoryTelling para empolgar e emocionar seus expectadores.

Jobs tratava suas apresentações como uma peça teatral, a qual ele dividia basicamente em três atos:

1º ATO: O PROBLEMA Antes de simplesmente apresentar o seu produto, Jobs criava um problema e o introduzia na realidade da sua platéia, já prendendo sua atenção e gerando expectativa com relação a qual resolução teria aquele problema.

2º ATO: O HERÓI Dentro da trama do problema descrito por Jobs, e que agora fazia parte da realidade de cada um que o assistia, ele criava um herói, que necessariamente possuíra a tarefa de desvendar os mistérios e as causas que levaram ao surgimento do problema em questão, e combatê-los para que a história tivesse um final onde todos sairiam beneficiados e satisfeitos.

3º ATO: A RESOLUÇÃO Por fim, descobertos os motivos causadores do problema e o quanto o herói foi importante na busca por saná-los, Jobs presenteava sua audiência com a resolução do problema e com a sensação do quão importante tinha sido a participação do herói (que geralmente era a Apple ou algum dos seus produtos) no “Happy End” da história que o mesmo havia exposto e participado a todos.

Tiago Sirillo

Nascido em São Paulo, passou a residir em Fortaleza no ano de 1999. Entusiasta de Marketing Digital e suas várias vertentes, Fundador e Presidente da 1ª Empresa Júnior de Marketing do Ceará, a Kaizen Marketing Júnior, e Co-Fundador da Agência de Marketing Buzz Digital. Especialista em Content Marketing e Estrategista de Marketing. 


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